Oi gente, estava aqui pensando em que iria escrever no primeiro post do blog. Então resolvi escrever sobre oque mais me inspira, sobre oque despertou em mim a vontade de escrever, me expressar com mundo. Livros, quer algo mais inspirador do que isso? Lembro de quando achei um livro velho no quartinho de casa, as paginas estavam meio amareladas, com as pontas rasgadas, mas quando eu peguei o livro em mãos, me deu uma vontade de lê-lo. Então eu o li.


Lembro que o livro era bem pequeno, tinha no máximo umas 200 paginas, e eu chorei, sim, no final do livro eu chorei. Foi o primeiro livro que despertou emoção em mim, e fez com que eu me apaixonasse por leitura. Lembro que eu tinha uns 8 anos de idade, e li esse livro mais de 10 vezes. Então depois disso comecei a me interessar de mais por Livros, e até que descobri que o livro que eu tinha lido, era um resumo do resumo de Os Miseráveis, foi então que comecei uma busca implacável para comprar Os Miseráveis original, e lembro que nos sites sempre encontrava ele muito caro, foi então que resolvi, por conta desse livro, ir para a Bienal do Livro em 2010 com a escola. E gente, fala sério, aquele lugar é o paraíso, lembro que cassei na Bienal inteira, até achar o estande da Editora Martin Claret e achei Os Miseráveis, comprei logo o Vol. 1 e Vol, 2, paguei R$60,00 nos dois livros. 
São livros bem grandes, o Vol. 1 tem 783 páginas, e 2 624, mas é um livro que vale super a pena ler, é um dos Maiores Clássicos, escrito por um dos Maiores Escritores: Victor Hugo.







Sinopse

A França viveu um período especialmente conturbado na primeira metade do século XIX. A monarquia foi restaurada, os ideais conquistados pela Revolução foram deixados de lado e a maioria da população vivia em condições de extrema pobreza, o que levou a uma série de revoluções populares.
Esse é o contexto retratado por Victor Hugo, principal expoente do Romantismo francês, em Os Miseráveis. E é também o cenário em que vivem os antagonistas Jean Valjean e Javert. O primeiro é um ex-presidiário que, depois de ser marginalizado pela sociedade, recebe uma ajuda inesperada e parte em busca de um recomeço e de sua redenção. O segundo, um inspetor com ideais rígidos de justiça, tem uma visão de mundo sempre filtrada pelas lentes da lei.




Repleto de personagens inesquecíveis e de sentimentos diversos que compõem a natureza humana Os Miseráveis é uma obra-prima da literatura mundial.
Se passando na França após a era napoleônica, Victor Hugo conseguiu criar personagens que ficarão para sempre em nossa memória. De início temos o protagonista Jean Valjean, um homem bom e humilde, o qual sofreu uma condenação cruel e injusta.
Após sua libertação, nosso protagonista agora tenta voltar a viver como antes de ter que passar tanto tempo na cadeia por ter roubado um pedaço de pão para alimentar sua família que passava fome.
Em uma crítica a sociedade, Victor criou pessoas tão comuns para ilustrar as grandes e dramáticas transformações e conflitos que agitaram a Europa naquela época, e ao mesmo tempo trata de sentimentos corriqueiros, como amor e ódio, inveja e generosidade que são distribuídos parceladamente entre todos personagens que Jean encontra pelo caminho enquanto é perseguido pelo detetive Javert.
Os demais personagens não podem ser considerados demais, pois são todos dependentes um do outro e estão ligado por laços infinitos de dramas, tramas e acontecimentos, onde é colocada a prova a natureza humana.
Os Miseráveis é aquele tipo de livro que você pensa: "Como ninguém pensou em escrever isso antes?" pelo fato da história ser tão comum para os dias de hoje - Ps: a história tem séculos desde que já foi escrita  O que eu quero dizer é que Victor Hugo escreveu tão belas críticas à sociedade da época, que elas continuam sendo críticas para a sociedade atual.
Eu já perdi a conta de quantas vezes dei uma fugidinha dos livros que eu estava lendo e dei uma abridinha discreta em Os Miseráveis para dar aquela "namorada" na história.
Realmente, Os Miseráveis é um livro que vale a pena ser conhecido.


Todos nós temos um livro que marcou a nossa  entrada no mundo da leitura, qual é o seu? 




10 Comentários

  1. Achei o blog simples e lindo, sucessos!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Só pela sua resenha, já da para perceber que é um livro incrível. Eu não me lembro qual foi o primeiro livro que gostei, mas sei que se hoje gosto de ler foi por causa das revistinhas da Mônica. Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente incrível Adriana! :D
      Hahahah acho que todo mundo já leu revistinhas da Mônica!
      Bjus! <3

      Excluir
  3. Meu primeiro livro foi a bíblia sagrada, aprendi a gostar de ler através dela. Amei a resenha, o livro me pareceu super interessante!
    seguindo
    beijos

    http://vaidadesdecriancas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu amo esse livro, Victor Hugo era simplesmente um gênio!!!

    graywrens.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. é um livro muito bom! A história é tão inspiradora e faz-nos pensar muito dos ideais de justiça :)

    Isa,
    http://isamirtilo.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! Esse livro nos faz rever sobre muitos conceitos!
      Bjus! <3

      Excluir